Abraços
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Alunos do 3º ano Noturno Escola Apeles.
Façam uma PRODUÇÃO TEXTUAL onde se candidatam a uma vaga de emprego numa conceituada empresa. Realizem a tarefa e me entreguem na próxima aula. A tarefa é muito importante para vocês que estão entrando no mercado de trabalho, onde só os mais qualificados tem sucesso.Ah! Um pequeno detalhe. Vale nota.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Tarefa 1º ano Politécnico Noite
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA APELES PORTO ALEGRE
NOME.......................................................................TURMA................
A BAILARINA E O VASO CHINÊS
Ele era um vaso chinês.Dizem que tinha
gerações de história e por isso o reverenciavam. E a reverência dava-lhe um
pedestal de orgulho, de forma que guardava em si mesmo suas palavras, pois
fazia conta de que fossem de grande valor.
Era
um vaso chinês, mas era vazio. Não o enchiam com água para depositar nele rosas
e outras coisas efêmeras.
Certo
dia, ele conheceu a bailarina da caixa de música e encantou-se pelos seus
movimentos graciosos. Mas ela não fez caso daquele amor.
__
Ah! Não posso amar-te. Veja como sou livre e posso dançar? Somos tão diferentes.
Não sei que seria de mim se me fosse reservado um pedestal, como esse em que te
prendes.
Invejo-te,
eu confesso. Depositaria em tuas mãos todo o meu passado, para que tu o
atirasses para o alto como pó inútil, como se isso me tornasse alguém digno de
ti, se isso fosse mágica que me transformasse num par com leveza e graça para
acompanhar-te numa música eterna.
E
o vaso chinês continuava cada vez mais vazio. As palavras que guardara como se
fossem tesouro escapavam dele, mas sequer conseguiam chegar ao coração se sua
amada, desvanecendo-se na distância entre o pedestal e a estante onde ela
morava.
Certa
noite, o vaso acordou de seu sono de porcelana. Pensara ter ouvido a doce melodia da caixinha de música.
Logo percebeu que ela estava fechada em seu lugar e que a música era apenas o
eco da paixão que, daquele dia em diante, passou a atormentar suas madrugadas.
Um
dia, o destino, que tem mãos descuidadas de crianças, excedeu-se ao dar corda à
caixinha, de modo que a mola da engrenagem quebrou.
Lamentou-se
a bailarina de seu triste fado. A pista de espelho tornou-se um pedestal de
gelo, que refletia sua imagem inerte e triste.De longe, também o vaso chinês se
condoia com o desamparo de sua amada.
__ Ah, minha pobre bailarina. Lamentava-me
de não ser livre como tu eras, mas hoje vejo-te presa a uma inocente criança. E
eu, que me imaginava o mais inerte dos seres, sou de fato mais livre, pelo amor
que sinto e que dá sentido à minha vida!
__
Creio na sinceridade desse amor. Mas que posso eu fazer para corresponder-te?
Tu me amavas pelo que eu era, mas que sou agora?
__Amo-te
com a mesma intensidade.
__
Como podes contentar-te com tão pouco? Apenas olhar-me?
__Se
tudo que posso é olhar-te, então o que mais desejo. Mas tenho em mim guardada a
fonte de tua felicidade e sei, como sei que te amo, que um dia depositarei em
tuas mãos não o meu passado mas, aquele tempo que nos foi reservado e que virá.
__
Chegou o dia em que as mãos infantis tentaram novamente acionar a caixinha de
música. Irritada com o
mecanismo que não mais funcionava, agarraram a pequena bailarina e a atiraram a
esmo.E ela foi cair justamente dentro do vaso chinês. Onde um baile acontece
todas as madrugadas e dois corações agora dançam.
Marco Túlio Costa
Procure no dicionário o significado das palavras abaixo:
Reverenciar-
Pedestal-
Efêmera-
Desvanecer-
Fado-
Inerte-
Condoer-
Esmo-
Interpretação do texto
1- Quais são os personagens do texto?
2- Como era a vida da bailarina antes do
triste episódio de perder a liberdade?
3- O que você achou da atitude do vaso chinês
diante do acontecido?
4- Na sua opinião, que lição de moral a bailarina teve depois do que
aconteceu com ela?
atenção alunos do 1º ano Politécnico Noturno a interpretação abaixo vale nota!
O
VILARES
Havia, no colégio, três
companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara
bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas
autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as
brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava
brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem
ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado,
implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada
do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se
revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O
vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os
fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse
feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro.
Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é
antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada
lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária,
está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é
preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é
mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o
homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios
irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de
modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá
que sofrer na vida.
(VIRIATO CORREA. Cazuza. São Paulo, Editora Nacional)
Após a leitura do texto responda
às questões:
1. Assinale a alternativa que
combina com o texto.
a. ( ) O texto é
sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo
porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um
comportamento reprovável.
c. ( ) É um texto
cômico, engraçado.
2. Quais são as personagens do
texto?
3. Assinale a alternativa
correta:
a. ( ) O narrador
não é personagem do texto.
b. ( ) O narrador é
personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da
história.
c. ( ) Não existe
narrador nesta história.
4. Quem é o protagonista, isto
é, o personagem principal da história?
5. O
autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a
parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
6. Identifique, de acordo com o
texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam
no personagem Vilares.
Humilde – briguento –
metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso –
autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta –
quieto
|
7. No texto, o diretor usou três
frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. ( ) “… é uma
espécie de galo de terreiro.”
b. ( ) “Caminha-se
mais facilmente numa estrada lisa”.
c. ( ) “Quer sempre
impor a sua vontade.”
d. ( ) “… quer
mandar em toda a gente.”
e. ( ) “… ninguém
gosta de ser mandado.”
8. Que outro título você daria
ao texto?
9. Assinale as alternativas que
resumem as mensagens do texto:
a. ( ) A convivência
com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. ( ) A meninada da
escola costuma mover guerra surda.
c. ( ) Os diretores
são autoritários em suas repreensões.
d. ( ) As pessoas
têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das
pessoas autoritárias e mandonas.
RETORNO
Alunos, estou reativando o blog para vocês. Sei que ás vezes é difícil ir para a escola na parte da noite. Como a maioria trabalha colocarei aqui as nossas tarefas para facilitar a vida de vocês. Sejam bemvindos ao mundo da LÍNGUA PORTUGUESA.
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