O
VILARES
Havia, no colégio, três
companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara
bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas
autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as
brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava
brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem
ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado,
implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada
do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se
revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O
vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os
fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse
feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro.
Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é
antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada
lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária,
está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é
preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é
mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o
homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios
irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de
modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá
que sofrer na vida.
(VIRIATO CORREA. Cazuza. São Paulo, Editora Nacional)
Após a leitura do texto responda
às questões:
1. Assinale a alternativa que
combina com o texto.
a. ( ) O texto é
sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo
porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um
comportamento reprovável.
c. ( ) É um texto
cômico, engraçado.
2. Quais são as personagens do
texto?
3. Assinale a alternativa
correta:
a. ( ) O narrador
não é personagem do texto.
b. ( ) O narrador é
personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da
história.
c. ( ) Não existe
narrador nesta história.
4. Quem é o protagonista, isto
é, o personagem principal da história?
5. O
autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a
parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
6. Identifique, de acordo com o
texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam
no personagem Vilares.
Humilde – briguento –
metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso –
autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta –
quieto
|
7. No texto, o diretor usou três
frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. ( ) “… é uma
espécie de galo de terreiro.”
b. ( ) “Caminha-se
mais facilmente numa estrada lisa”.
c. ( ) “Quer sempre
impor a sua vontade.”
d. ( ) “… quer
mandar em toda a gente.”
e. ( ) “… ninguém
gosta de ser mandado.”
8. Que outro título você daria
ao texto?
9. Assinale as alternativas que
resumem as mensagens do texto:
a. ( ) A convivência
com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. ( ) A meninada da
escola costuma mover guerra surda.
c. ( ) Os diretores
são autoritários em suas repreensões.
d. ( ) As pessoas
têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das
pessoas autoritárias e mandonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário