quinta-feira, 30 de agosto de 2007

HIPERTEXTO - UMA NOVA LINGUAGEM

HIPERTEXTO: UMA NOVA LINGUAGEM

Quando estamos em nossa casa numa noite fria de inverno, existe melhor companhia do que a de um livro?
Mas para que essa atitude lúdica aconteça, o homem percorreu milhares de quilômetros desde a invenção da escrita. A ela devemos todo o nosso reconhecimento e progresso tecnológico e as diferentes trocas entre as mais variadas culturas existentes em nosso planeta.
Mas a escrita não veio sozinha, acompanhou-a a leitura.
Escrever é registrar os conhecimentos, é a própria invenção do mundo.
Ler é atualizar o que foi escrito, procurar no fundo de nossa memória, muitas vezes atávica, o conhecimento.
Com a criação do universo virtual, o hipertexto tornou-se uma forma de leitura das mais instigantes.
A tecnologia criou condições para que a partir de um texto básico, sejam acessados lincks que irão contribuir de forma decisiva na transformação do texto inicial, que se desdobrará em outros tantos, criando com isso, uma poderosa teia de conhecimentos e informações.
Como sabemos que “conhecimento é poder”, esta nova ferramenta usada na escola, amplia os horizontes dos alunos, que acabam por ter um número maior de informações, devido à rapidez com que são feitas as consultas, não sendo mais necessário faze-las ao pé da pagina, esta nova informação acontece em tempo real. É maravilhoso poder ouvir a música, visualizar os mapas e fotos do material que estivermos trabalhando, mas o mais instigante, com referência ao hipertexto, é podermos interagir nestes novos textos, deixando com isto a nossa marca.

Um comentário:

NTE/RLN NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE OSÓRIO disse...

"Tecer uma grande teia do saber"...eis a chave para trabalhar com hipertexto.
Tua contribuição é valiosa e se aplicada muito eficaz. Poder expandir conhecimentos em rede tendo apenas um ponto de partida é lúdico, fascinante...é ver o todo!!!